sábado, 17 de novembro de 2007

P[05} - Empresa Vivo Telecomunicações

A Gerência de Meio Ambiente começou a se consolidar como área de planejamento e elaboração de projetos a partir do final de 2004, quando de sua mudança para a Diretoria de Regulamentação e Relações Externas. Tem como missão “transformar a VIVO em um modelo de empresa ambientalmente responsável, visando criar um diferencial competitivo”. Para isso, utiliza três grandes Diretrizes: Impacto da VIVO no Meio Ambiente . Políticas e Procedimentos - criar o comprometimento de desenvolver e implementar uma política e procedimentos visando minimizar riscos e promover a sensibilização do público envolvido. . Gerenciamento de Resíduos - criar ferramentas para avaliar os resíduos gerados resultantes das operações da empresa e definir a forma mais adequada de coleta e destinação, bem como ações de minimização da geração. Contribuição da VIVO para o Meio Ambiente . Educação Ambiental - implementar campanhas e eventos internos e externos, visando a sensibilização ambiental dos colaboradores, clientes, comunidade e acionistas. Desenvolvimento da criatividade e percepção da gestão ambiental como fator de diferencial competitivo Comprometimento com a Comunidade e Governo. Emissões Eletromagnéticas – propiciar educação e informação à comunidade e participar das discussões dos aspectos legais junto aos órgãos reguladores e criar ferramentas para atualização de pesquisas técnicas sobre o assunto e cumprimento da Res. Anatel 303. Retrospectiva 2005: Dentre as principais ações adotadas pela Companhia destacam-se: . Recolhimento de baterias de celular nas lojas com o objetivo de conscientizar usuários sobre a importância deste recolhimento como uma atitude de preservação do meio ambiente. Também foi realizada a reciclagem de baterias de estação rádio base, cujo valor arrecadado foi doado ao Instituto VIVO para ser aplicado em projetos sócio-ambientais. Seguindo a mesma linha, a coleta seletiva de resíduos recicláveis nos prédios administrativos, vendidos pela empresa e o valor arrecadado doado a Instituições e Projetos Sócio-Ambientais.. A VIVO, através de sua Gerência de Meio Ambiente, tem buscado a integração de todos os departamentos internos com a questão ambiental, bem como a aplicação e expansão de seus programas ambientais em todas as regionais do país. Para tanto, iniciou, em junho, a Semana do Meio Ambiente, campanha direcionada para atingir estes objetivos, chamando-a de “I Semana Meio Ambiente VIVO – Gestão Ambiental no Mundo dos Negócios”. Esta semana inclui-se, a partir de então, no calendário de ações e campanhas internas da empresa. A Educação e o Marketing Ambiental são os principais instrumentos para a realização deste trabalho, juntamente com a colaboração das diversas áreas e pessoas das regionais; . Palestras para a comunidade e para o comprometimento e envolvimento com os órgãos ambientais para questões de Emissões Eletromagnéticas. Foi realizado também um levantamento dos gases refrigerantes em 2005 e, para 2006 a GMA estará preparando as áreas responsáveis, através de distribuição de cartilhas e orientações para o cadastro do IBAMA.
Atualizado em Outubro de 2006.
O Instituto Vivo é o órgão de Investimento Social Privado da prestadora de serviços de telecomunicações móveis Vivo, que atua no Brasil. Por meio do Instituto, a empresa gerencia seus investimentos sociais, além de desenvolver o Programa Vivo Voluntário, que integra colaboradores voluntários da empresa em torno de ações voltadas para a deficiência visual.O Instituto surgiu a partir da constituição da joint venture que opera sob a marca Vivo e é a evolução de todo o trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelas empresas controladoras da Vivo no Brasil - a Portugal Telecom, por meio do antigo Instituto Brasil Digital (IBD), e a Telefônica, por intermédio da Fundação Telefônica.Atualmente o Instituto Vivo atua em 86% do território nacional e é parceiro de grandes instituições, tanto do terceiro setor quanto da iniciativa pública. "Acreditamos que essas organizações detêm conhecimento e estão mais próximas dos públicos alcançados", explica Karinna Bidermann Forlenza, Diretora do Instituto Vivo.Missão: Promover a cidadania, compartilhando os valores e a experiência da Vivo com a sociedade.
Atualizado em Outubro de 2006.
Novembro de 2007

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