Fazer turismo pelas cidades históricas de Minas Gerais é um passeio a ser feito com os olhos bem abertos. É que, em cada esquina, igreja, ou casarão, o turista se depara com um detalhe novo e fascinante de um passado distante. Visando difundir novos roteiros para o turismo do estado, a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, em parceria com o Ministério do Turismo e diversas prefeituras do circuito, vai participar da Feira Casa e Campo, de 2 a 5 de agosto no condomínio Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima.
No evento, a Associação terá um espaço para divulgação dos novos destinos turísticos das cidades históricas. “Vamos apresentar ao público o portal turístico, expondo novos produtos qualificados e estruturados para receber bem o turista”, explicou Mirian Rocha, consultora da entidade. Cada cidade terá seu roteiro retrabalhado, buscando novos enfoques para a arte, história, manifestações folclóricas e tradições. “Teremos cerca de 30 a 40 atrativos para oferecer ao turista, criando condições para que ele conheça melhor cada cidade”, completou Mirian.
Uma das novidades mais esperadas deste ano será o lançamento do “Cardápio Turístico Promocional”, que irá transformar o produto em oferta turística; ou seja, os interessados, assim que chegarem ao destino escolhido, poderão ter uma amostra do tipo de atividade que pretendem fazer: artesanato, culinária, cavalgada e várias outras.
As sugestões de roteiros serão passadas às agências e operadoras de viagem de todo o país, e divulgadas por meio de guias e site. O principal objetivo do trabalho é aumentar o fluxo de turistas nas cidades históricas e ampliar seu tempo de permanência nos locais.
Análise:
Se tratando desta reportagem podemos observar o interesse de diversos setores do turismo em estarem trabalhando juntos para que ocorra o desenvolvimento turístico de determinadas cidades históricas com um rico acervo.
É importantíssimo essas parcerias de órgãos públicos e entidades privadas para que aconteça de forma ordenada a prática da atividade turística.
Proposições:
A procura pelos turistas por cidades históricas ainda é muito pequena em relação a quantidade de destinos que o Brasil tem a oferecer. É importante tornar o produto turístico em oferta turística e além de apresentar nestes encontros os pontos fortes de determinadas localidades é importante que o turista seja fidelizado para que possa voltar e exercer a prática da atividade turística, seja ela em qualquer segmento do turismo.
(*) Leandro Araújo - Central de Produção Jornalística do Centro Universitário Newton Paiva
Link da reportagem: http://www.turismodeminas.com.br/index.php?Conteudo=noticias&subMod=reportagem&Codigo=55
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário